1. Introdução
Tomamos decisões que impactam a imagem da nossa marca diariamente, e essas ações também moldam a forma como o mundo nos enxerga.
Isto significa sempre agir de maneira íntegra e de acordo com a lei. Devemos colocar os interesses dos nossos usuários e parceiros em primeiro lugar, acima dos interesses da própria empresa. Mas sabemos que nem sempre é fácil entender qual a decisão a tomar em determinadas circunstâncias, e por isso, criamos este Código para guiar sua compreensão.
É responsabilidade de cada um de nós agir seguindo nossos princípios de boas práticas e estimular todos a fazerem o mesmo. Se você suspeitar ou saber de alguma ação contrária ao nosso Código entre em contato com a equipe ou por meio dos nossos canais de comunicação.
2. Valores
- Conectar empreendedores com seu público alvo
- Desenvolver todo o ecossistema de produtos artesanais com diferencial e autenticidade brasileira
- Ter as melhores e mais inovadoras soluções do mercado
- Paixão
- Responsabilidade
- Simplicidade
É responsabilidade de cada um de nós agir seguindo nossos princípios de boas práticas e estimular todos a fazerem o mesmo. Se você suspeitar ou saber de alguma ação contrária ao nosso Código entre em contato com a equipe ou por meio dos nossos canais de comunicação.
3. Extensão da aplicação do código
Podemos dizer que o Código de Conduta e ética é aplicável a DAGINGA e todas as empresas e negócios da marca.
Dessa maneira, ele deve ser observado por todos os colaboradores (permanentes ou comuns), acionistas, membros do conselho de administração, terceirizados, prestadores de serviços, despachantes, entre outros.
Esperamos que todos que trabalham com a gente – direta ou indiretamente – estejam de acordo com os nossos padrões de integridade.
É responsabilidade de cada um de nós agir seguindo nossos princípios de boas práticas e estimular todos a fazerem o mesmo. Se você suspeitar ou saber de alguma ação contrária ao nosso Código entre em contato com a equipe ou por meio dos nossos canais de comunicação.
4.Princípios de Conduta Corporativa
Entenda como o nosso Código se aplica a cada público.
4.1. COM OS NOSSOS LOJISTAS PARCEIROS
Nossos parceiros são peça chave do nosso negócio e trabalhamos muito para o seu sucesso. Por isso, os problemas deles são também e procuramos propor soluções que atendam às suas necessidades.
Devemos lidar de modo justo e íntegro com os nossos parceiros, de acordo com os procedimentos definidos nas políticas e critérios da nossa empresa. Desta forma, nenhum colaborador deve tirar proveito indevido de qualquer parceiro com declarações falsas ou qualquer prática comercial injusta ou ilegal.
4.2 COM OS NOSSOS COLABORADORES
Aqui na DAGINGA , queremos que todos se sintam o mais à vontade possível para trocar ideias e opiniões. Não existem barreiras físicas ou hierárquicas quando o assunto é realizar como coisas bacanas juntos. A divisão de áreas e departamentos existem apenas para facilitar a gestão de pessoas e dos trabalhos, mas devemos sempre trabalhar em conjunto.
4.3. COM OS NOSSOS USUÁRIOS
Para fazer a diferença na vida dos nossos usuários, precisamos estar realmente comprometidos e conectados. Nosso negócio começa com a promessa de uma conexão perfeita, mas nosso trabalho vai além disso.
Com esse objetivo, fazemos questão de tratar todos os nossos usuários com gentileza e respeito. Nosso time é incrível e especialista em ouvir, entender e ajudar, devemos sempre manter uma relação de confiança e transparência com nossos usuários.
4.4 COM UMA SOCIEDADE
Queremos impactar e mudar o mundo por meio dos produtos artesanais e das relações sociais. E quando o assunto é fazer o bem, nossa vontade não acaba nunca!
Por isso, queremos ser uma empresa expert em produtos de qualidade: queremos desenvolver negócios e promover o crescimento sustentável. Apoiamos diversas causas em que acreditamos e desenvolvemos projetos que têm a nossa cara e nossa essência
4.5. COM FORNECEDORES E PRESTADORES DE SERVIÇO
As interações com nossos fornecedores e prestadores de serviços devem estar de acordo com nossos padrões de conduta e esperamos que eles adotem as mesmas práticas de integridade. Além disso, a contratação de fornecedores deve ser baseada em critérios, de acordo com procedimentos elaborados em nossas políticas e critérios que podem ser encontrados no Portal DAGINGA .
4.6. COM A CONCORRÊNCIA
A DAGINGA está comprometida em ser a melhor plataforma de compra e vendas, mas nao a todo custo: devemos superar uma concorrência de maneira legal e dentro da estrutura do livre mercado.
- Usamos apenas meios legítimos para obtermos informações competitivas.Respeitamos as informações confidenciais e os direitos de propriedade intelectual dos concorrentes.
- Não realizamos ações que podem ser interpretadas como anticompetitivas, monopolistas ou contrárias à lei, como, por exemplo, acordos de preços ou outras taxas.
Atenção: Violações das leis antitruste ou de concorrência podem resultar em penalidades legais graves para nossa empresa e acusações criminais para quem está ocorrendo em tais práticas.
4.7. COM ENTIDADES DO GOVERNO
Temos o compromisso de cumprir com toda a legislação que nosso serviço é realizado, em especial as legislações anticorrupção. Nossas necessidades de negócios nunca devem ser influenciadas pela corrupção.
Por isso, é contra nossa política oferecer qualquer vantagem como pagamentos, presentes, ou acordos especiais a agentes do governo facilitador ou obrigatório processo.
Lidamos honestamente e dentro da lei em qualquer interação com o governo e nossos fornecedores e parceiros devem adotar as mesmas práticas ao se relacionarem com o Poder Público.
Atenção: Se tiver conhecimento de alguma conduta ou acordo corrupto (potencial ou real), denuncie!
4.8. AMBIENTE COM O MEIO
Como nosso compromisso com a sociedade, devemos seguir as leis e os regulamentos ambientais, e favorecer o desenvolvimento sustentável. À medida que expandimos nossos negócios, pretendemos contribuir para as comunidades que operamos, desenvolver nossos colaboradores, contribuir para a prosperidade econômica geral e minimizar nosso impacto no meio ambiente.
5. RESPONSABILIDADES
5.1. RESPONSABILIDADE DOS COLABORADORES
Na DAGINGA , cada um de nossos colaboradores é responsável por:
- Agir sempre de acordo com uma lei e com as políticas aplicáveis à sua função.
- Conhecer, entender e cumprir os valores éticos contidos neste Código.
- Participar dos treinamentos e demais atividades sobre nosso Código de Conduta Ética e outras políticas relacionadas.
- Buscar ajuda da equipe sempre que tiver dúvidas sobre dilemas de tomada de decisão ou sobre a aplicação das disposições deste Código.
- Comunicar dilemas éticos ou hipóteses complexas que levantem suspeita de violação deste Código ou de legislação.
- Manter sigilo e colaborar com qualquer investigação que envolve as questões dispostas neste Código.
5.2 RESPONSABILIDADE DOS GESTORES
O gestor de cada equipe é responsável pelas obrigações a seguir:
- Dar o tom ético da empresa e liderar pelo exemplo.
- Promover os valores que garantem a excelência de nossos serviços, motivando os colaboradores a agir com integridade em todas as suas interações.
- Demonstrar que respeita e cumpre todas as disposições legais e deste Código.
- Manter um ambiente aberto de comunicação, encorajando os colaboradores a esclarecer suas dúvidas sobre nosso Código.
- Estimular a denúncia de suspeitas, violações de legislação ou das disposições deste Código.
- Jamais acobertar ou ignorar problemas de natureza ética.
- Não retaliar, construir ou pressionar um colaborador por levantar uma questão de conduta ética ou por colaborar com uma investigação.
- Não conduz ou interfere no curso de investigações.
6. ATIVOS DO GRUPO
6.1. UTILIZAÇÃO DE ATIVOS E DISPOSITIVOS TECNOLÓGICOS
A tecnologia é uma importante aliada do nosso sucesso. Por isso, nossas ferramentas e sistemas de tecnologia da informação são confiados aos nossos colaboradores para fins comerciais autorizados.
É importante lembrar que, no dia a dia, devemos usar essas ferramentas com responsabilidade e bom senso, sempre zelando para não comprometer a segurança das nossas informações e a eficiência dos dispositivos.
Atenção: a qualquer momento podemos monitorar, auditar, acessar, dentre outras ações, sem aviso prévio, como ferramentas de comunicação, incluindo seu conteúdo e uso – e-mails, telefones, correio de voz, internet e outros sistemas da empresa – na medida permitida por lei.
Para ajudar a proteger nossos sistemas de informação você precisa estar ciente e sempre tomar os cuidados a seguir:
- É proibido o compartilhamento de suas senhas com outros colaboradores. As senhas são pessoais e intransferíveis.
- Sempre bloqueie seu computador ou notebook ao se distanciar ou sair da estação de trabalho:
- Em locais expostos, não deixe nenhum dispositivo tecnológico desacompanhado.
- O acesso a sites com conteúdo inadequado e / ou ofensivo é proibido.
- Os dispositivos devem ser protegidos de uso indevido, furto, perda, dano ou sabotagem.
- O envio de informações falsas, depreciativas ou mal-intencionadas utilizando nossos dispositivos é proibido.
6.2 CONFIDENCIALIDADE DE INFORMAÇÕES
Tão importante quanto a tecnologia, são as informações do nosso negócio.
Compartilhamos em nossa rotina em equipe diversas informações confidenciais como informações financeiras, de produtos, de restaurantes parceiros, dos usuários e muitas outras. Todos nós temos a obrigação de garantir que todas essas informações permaneçam confidenciais, não como públicas para outras pessoas fora da DAGINGA sem a devida proteção.
Em algumas hipóteses, como em um determinado projeto ou negociação, pode haver necessidade do compartilhamento de informações confidenciais. Nesses casos, o compartilhamento só pode acontecer após a assinatura de um acordo de confidencialidade.
Dúvidas em como proceder?Fale com o pessoal do Jurídico se precisar de ajuda, eles te ajudarão com o procedimento correto.
6.3 PROPRIEDADE INTELECTUAL
Tudo que nossos colaboradores criam para a DAGINGA pertencentes à nossa empresa.
As criações de propriedade intelectual incluem nossas marcas, direitos autorais, logotipos, peças de design, patentes, invenções, desenvolvimento de software, segredos comerciais, entre outros.
O valor de nossas propriedades intelectuais é inestimável e deve ser protegido. Para que um terceiro tenha acesso à elas, será necessário permissão formal.
Consulte o pessoal do Jurídico para que eles ajudem você nesse processo.
6.4 ANTIFRAUDE
Podemos dizer que uma fraude acontece quando alguém utiliza recursos da nossa empresa inadequadamente, ocultando, alterando ou falsificando documentos ou informações em benefício próprio ou de terceiros. A fraude pode ter o objetivo de ganhar algo de valor (como alcançar uma meta) ou para evitar consequências negativas (como uma sanção).
Se você desconfiar que nossa empresa está sendo vítima de fraude, você pode fazer uma denúncia anônima por meio dos nossos canais de comunicação ou conversar diretamente com a equipe da OlaBot.
7. Negócios
7.1 CONFLITO DE INTERESSE
Como sabemos, devemos ter responsabilidade de sempre agir em favor dos nossos parceiros e usuários. A forma, se a capacidade de tomar uma decisão em pó ou pareça ter sido influenciada em razão de interesse ou vantagem particular, haverá conflito de interesse.
Estar em uma situação de conflito de interesses não é algo pelo qual você será penalizado. Contudo, esconder essa situação de maneira proposital é uma violação ao nosso Código e pode gerar penalidades.
Situações de conflitos de interesse não podem ser facilmente identificadas. Em caso de dúvidas, apresente a situação para a equipe de compliance e consulte a política específica.
Por fim, devemos evitar qualquer situação que possa nos colocar em uma posição imparcial, seja um conflito de interesse real ou uma aparência de um conflito.
7.2 BRINDES, PRESENTES, REFEIÇÕES, HOSPITALIDADE E ENTRETENIMENTO
Sabemos que no decorrer das nossas atividades, é normal que ofereçamos ou recebemos algumas cortesias com um padrão de construir. Mas como observamos anteriormente, é proibido oferecer ou receber qualquer tipo de vantagem que influencia as decisões comerciais de maneira apropriada ou resultados em vantagens indevidas.
7.3. CORRUPÇÃO, SUBORNO E PROPINA
Na DAGINGA não são tolerados negócios influenciados por atos de corrupção. Não se deve pagar ou receber propinas, subornos ou qualquer tipo de gratificação em públicos com agentes públicos ou setor privado.
Se você estiver em uma situação como essas, se recusar a pagar ou aceitar uma propina, gratificação ou qualquer tipo de vantagem, mesmo que isso resulte na perda de um negócio para a nossa empresa.
Temos o compromisso de obedecer às legislações anticorrupção e de prevenção à lavagem de dinheiro tais como, mas não somente: a lei brasileira nº 12.846 / 13, uma Lei contra Práticas de Corrupção no Exterior (“FCPA”, Lei contra EUA. De Exterior) e a Lei do Suborno do Reino Unido (“UKBA”, Lei Anti Suborno do Reino Unido).
Atenção: Caso algum agente público demonstre que, para tratar de determinado assunto, será devida ou cobrada vantagem a quem quer que seja, o contato deve ser interrompido e o assunto deve ser imediatamente levado a uma equipe da OlaBot.
Consideramos agentes públicos todos aqueles que exercem qualquer função pública em órgãos e / ou entidades estatais (seja em nível federal, estadual ou municipal), ou em empresas controladas, direta ou indiretamente pelo Estado, como listado a seguir:
Para funcionários da DAGINGA:
- Advertência e reciclageM
- Advertência formal.
- Perda ou corte de remuneração variável.
- Transferência para outra função.
- Suspensão.
- Demissão com justa causa.para prestadores de serviço
- Notificação
- Rescisão Contratual.
Para LOJISTA
- Notificação
- Suspensão
- Exclusão
Os gestores de cada área, juntamente com o Departamento de Recursos Humanos e o Tempo Jurídico, serão responsáveis por aplicar as sanções devidas. Para mais informações, consulte nosso Procedimento de Aplicação de Medidas Disciplinares.
8.5. PROTEÇÃO CONTRA RETALIAÇÕES
Na DAGINGA não existe espaço para retaliação. Por isso, não toleramos atos deste tipo contra qualquer pessoa que faça uma denúncia ou participe de investigações de boa-fé.
Atos de retaliação podem levar ações disciplinares contra aquela pessoa responsável pela retaliação.
8.6. VIGÊNCIA E APLICAÇÃO
Nosso Código de Conduta e Ética passa a valer a partir dos dados de sua publicação, valendo por tempo indeterminado. A cada 12 meses deve ser atualizado, ou quando da alteração de legislações, regulamentações e / ou normas que sua revisão.
-
- O governo em qualquer nível (funcionários da alfândega, membros das armadas, policiais, candidato ou funcionário de partido político incluindo pessoal nicht remunerado, etc.).
- Organização pública internacional (Banco Mundial, entre outras).
- Empresa de propriedade do governo ou controlada por ele (funcionários de serviços estatais, empresas de energia, hospitais, etc.)
- Empresa prestadora de serviços contratada ou conveniada para a execução de atividade típica da administração pública (concessionárias de serviço público, entre outras).
7.4 INFORMAÇÕES PRIVILEGIADAS
Se em algum momento de seu trabalho você tiver conhecimento de informações privilegiadas que não sejam de conhecimento público, não as divulgará dentro da nossa empresa.
Devemos obter informações de nossos competidores de maneira íntegra, agindo sempre de acordo com as práticas concorrenciais.
7.5 PRIVACIDADE DE DADOS
Devemos lidar com as informações pessoais dos lojistas, dos nossos clientes finais ou dos nossos colaboradores próprios com total sigilo e segurança.
Além disso, o acesso a essas informações deve ser realizado apenas pelos colaboradores que pretendem trabalhar diretamente com elas, não devendo ser repassadas internamente ou externamente, a não ser que haja exigência legal para uma divulgação.